segunda-feira, 20 de março de 2017

Ginastica Circense: Tecido

Então pessoal, a pouco tempo atrás falei sobre a ginastica pendurada, lembram? E como apenas citei os tipos de ginastica pendurada, vim aqui trazer um pouco sobre uma dessas modalidades de ginastica pendurada a qual citei em outra publicação, e nesse poste falaremos sobre a ginastica circense, e ao falar em ginastica circense qual a primeira coisa que vem a cabeça???

Circo certo??!!

Mas não iremos falar de palhaços.

Dentro da ginástica circense, temos modalidades como  tecido, trapézio, trampolim acrobático, malabares, equilíbrio com perna-de-pau, corda bamba, dança entre algumas outras coisas.

Graças ao grande sucesso de circos contemporâneos, como o Cirque du Soleil, as pessoas passaram a procurar a prática da ginástica circense como forma de manter a saúde e eliminar o excesso de peso.

Por ser uma área bem ampla hoje irei falar por uma modalidade em especial que tem crescido bastante no país, uma modalidade a qual em particular eu adoro: O TECIDO!!


A atividade é um esporte originalmente circense de acrobacia aérea considerada de grande beleza plástica por seus espectadores se utiliza de um pedaço de pano, em geral do tipo liganete, de comprimento correspondente ao dobro do espaço em que será praticado. Este tecido é dobrado ao meio por meio de um nó específico, de forma a possibilitar por intermédio de uma faixa e mosquete de segurança, a fixação do material. A partir desta estrutura fixa, duas pontas longas ficam pendidas, nelas o acrobata desenvolve uma performance artística.

O tecido acrobático é um tipo de performance na qual um ou mais artistas realizam acrobacias aéreas enquanto enrolados em um tecido.

Não se sabe ao certo quem o inventou, mas se acredita que o tecido é uma extensão do trabalho de corda lisa. 


Há quem defenda que as performances em grandes panos surgiram nas festividades dos imperadores da China por volta do ano de 600 d.C., utilizando a seda como tecido da época. Já no Ocidente, um dos relatos mais antigos é uma experiência nas décadas de 1920 e 1930, em Berlim (Alemanha), por alguns artistas que realizaram movimentos com as cortinas de um cabaré.
Apesar disso a primeira apresentação veiculada pela mídia de que se tem notícia foi realizada pelo Cirque de Soleil, em 1995.
Ao contrário de outras centenárias modalidades do circo, como o malabares, as acrobacias e o trapézio, o tecido é considerado uma pratica recente.

O tecido acrobático tem se popularizado e ganhando cada vez mais adeptos, principalmente nas grandes cidades e hoje há aulas disponíveis em academias, circos e ate mesmo em clubes esportivos. Quem entra para o curso percebe que, além de aliviar o estresse, a ginástica no tecido acrobático ajuda a perder peso e a modelar o corpo.

Vou deixar a baixo o link de alguns videos para quem quiser conferir um pouco mais sobre essa incrível modalidade de ginastica pendurada.

https://www.youtube.com/watch?v=mQ4yXj_l6P8

https://www.youtube.com/watch?v=bN8VABMr_uc

https://www.youtube.com/watch?v=b2pTrDkS_FM

Os tecidos sao usados para voar e realizar poses e figuras durante o vôo. 
SIMPLESMENTE SENSACIONAL!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário