terça-feira, 21 de março de 2017

Trampolim Acrobatico


Lembra quando você era criança e chegava a uma festinha com cama elástica? Os olhos brilham e haja correria para garantir seu lugar na fila! Uma brincadeira tão divertida que faz perder a noção do tempo e nem perceber que está praticando atividade física?
Não seria maravilhoso executar exercícios que combinassem essas qualidades?


Ainda pouco conhecido, o Trampolim Acrobático ou Ginástica de Trampolim, tem sua origem durante a idade média, com os artistas de circo. As redes de segurança impulsionavam os trapezistas e acrobatas durante suas performances.

O esporte foi criado nos Estados Unidos em 1936 por um professor de Educação Física, George Nissen. O objetivo é que o atleta salte sobre uma tela de nylon de 5m x 3m, a uma altura de 6m e assim execute uma série de 20 elementos técnicos. Há também a competição sincronizada, onde dois participantes executam a mesma série simultaneamente em trampolins separados.

  

Além do aparelho que dá nome à ginástica, possui mais 2 sub modalidades: o tumbling e o duplo mini.

O Tumbling lembra o solo da ginástica artística, porém são apenas 8 elementos realizados numa pista reta. https://www.youtube.com/watch?v=4RHgnjtfa6s

O Duplo-Mini é um misto do tumbling e do trampolim, antecedendo os 2 ou 3 saltos obrigatórios de uma corrida.
A modalidade ganhou visibilidade após sua estreia nos Jogos Olímpicos de Sydney, Austrália, em 2000 e infelizmente no Brasil só é possível praticá-la em clubes. Devido ao alto custo dos equipamentos e necessitar de um espaço amplo e apropriado, impede que seja aplicada na Educação Física escolar.

E para os adultos é possível conhecer e resgatar os sentimentos de alegria e integração vividos na infância através de academias especializadas em camas elásticas, os parques de trampolim.


 Cada vez mais populares, a proposta é estimular um momento descontração de forma nada monótona e sem o compromisso e o peso de participar de competições. Nesse ambiente o único estresse será o muscular. Apenas diversão, liberação de endorfina e muitas calorias perdidas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário