terça-feira, 21 de março de 2017

Ginástica Laboral

E aí, galera... tudo bem?!

Sabe aquela tensão que dura o dia inteiro devido ao trabalho? Pois é, hoje vou dar umas dicas para diminuí-las e fazer o dia ficar mais produtivo... Já ouviram falar em ginástica laboral? É sobre ela que vamos conversar hoje.


A ginástica laboral são sessões de exercícios físicos para serem realizados no próprio posto de trabalho. Consiste em alongamentos, respiração, reeducação postural, controle e percepção corporal, fortalecimento das estruturas não trabalhadas e compensação dos grupos musculares envolvidos nas tarefas operacionais. Ela é realizada em setores administrativos e linhas de produções, com a própria roupa ou uniforme de trabalho, já que não provoca sudorese e cansaço físico excessivo, por ser de baixa intensidade. 

Para um resultado significante na musculatura (flexibilidade e força), a duração ideal das sessões variam de 10 a 15 minutos diários.

O trabalho excessivo, postura inadequada, repetições constantes do mesmo movimento e condições críticas de materiais, equipamentos e instalações da empresa desencadeiam grandes tensões no corpo, que originam em males que são responsáveis pela diminuição de produtividade, afastamento ou até invalidez permanente do profissional.

O objetivo da ginástica laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que trabalham a postura, aliviam o estresse, aumentam o animo para o trabalho e a integração social, previne lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (lesões por esforços repetitivos) e os DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. A ginástica laboral feita diariamente antes da carga horáriade trabalho só tem a contribuir para um trabalho produtivo e saúde do profissional.


E aí, gostaram?! 


Vou deixar aqui algumas fotos para vocês se inspirarem...




Você pode fazer antes de ir para ou trabalho ou até mesmo no trabalho. Você irá ver o resultado no dia a dia, depois volte para me contar.. Abraços! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário